Preserve Ambiental - Recicle seu óleo de cozinha e ajude a preservar o meio ambiente

Blog

Um blog para um mundo melhor.

Saiba como descartar o óleo de cozinha corretamente!

Comece em Casa

Você sabia que fazer o descarte de óleo de cozinha usado de forma inadequada - como jogá-lo pelo ralo, por exemplo, - pode ser uma ação extremamente danosa para o meio ambiente? Isso mesmo. 

Apenas para se ter uma ideia, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleo (Abiove) informa que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, já que suas substâncias não se dissolvem na água. 

Entretanto, fazer o descarte de óleo usado de forma correta não é nada difícil. Inclusive, é uma ação que favorece a reciclagem de óleo de cozinha e pode trazer inúmeros benefícios para a sociedade como um todo. 

Abaixo, falaremos mais sobre esse assunto tão importante e te daremos todas orientações para fazer a sua parte. Acompanhe!

Conheça os tipos de óleo

Primeiramente, é hora de conhecer algumas informações básicas e diferenciações nos tipos de óleos que são utilizados. 

De modo geral, os óleos são conhecidos por serem formados por substâncias que não são solúveis em água. Em sua maioria, são compostos orgânicos pertencentes ao grupo dos lipídios (gorduras).

Geralmente, os óleos são classificados em sintéticos, minerais, vegetais e gordura animal. E cada um deles tem subcategorias específicas para cada tipo de uso, por exemplo:

O óleo vegetal, a gordura animal e os azeites são os mais destinados para a cozinha e alimentação em geral. Destaque para os óleos virgens e extravirgens (azeites), óleos vegetais (soja, milho, girassol, linhaça, canola) e gordura animal (manteiga e banha de porco).

Já os óleos sintéticos e minerais desempenham outras funções, que vão desde lubrificantes para motores e, também, composição em produtos cosméticos. 

Ou seja, os óleos estão muito presentes e apresentam funções variadas na nossa rotina. Por isso, saber como fazer o descarte de óleo usado de maneira adequada é tão importante.

Impactos causados quando o descarte de óleo usado não é feito de forma adequada 

O descarte de óleo usado jamais pode ser feito em ralos, pias, bueiros ou sanitários. Independentemente do seu tipo e do seu uso. E reforçamos esse tópico porque, quando esse descarte é feito de forma errada, ele causa muitos impactos sociais e ambientais que podem ser evitados. Entenda melhor! 

Impactos nos mananciais de água causados devido ao descarte incorreto de óleo

Conforme já citamos lá no início no texto, um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. 

Quando não há um tratamento específico no tratamento de esgoto para fazer uma boa  reciclagem de óleo, ele se espalha pela superfície de represas e dos rios. Isso faz com que seja aumentado o processo de eutrofização. E o que isso significa? 

Significa que há uma redução de oxigênio nos corpos d’água, devido ao acúmulo da matéria orgânica, e, no fim, essa ação acaba por contaminar a água e prejudicar a vida de espécies que habitam nesses lugares.

Impactos na rede de esgoto causados por causa do descarte de óleo feito de forma inadequada

Já falamos que o óleo não se dissolve na água, certo? Assim, quando ele é descartado em vasos sanitários, pias ou ralos, ele se solidifica nas tubulações, o que causa entupimentos e, também, extravasamento de esgoto. Vale lembrar que esse extravasamento pode acontecer tanto dentro das residências quanto em vias públicas. Ou seja: problemão em todos os sentidos!

Impactos no solo que são causados pelo descarte incorreto de óleo

O descarte de óleo usado feito de forma incorreta também traz grandes prejuízos ao solo. Isso acontece porque esse resíduo causa a impermeabilização do solo, impedindo a infiltração da água.

O resultado pode ser uma vegetação destruída e, também, o aumento das enchentes. 

Ademais, quando passa pelo processo de decomposição, o óleo gera a formação do gás metano, que traz mau cheiro e é um dos gases responsáveis pelo aquecimento global.

Formas corretas para fazer o descarte do óleo de cozinha usado

Se você chegou até aqui, com certeza já entendeu a importância de fazer o descarte de óleo usado de forma adequada, certo?

E o lado bom de tudo isso é que existem formas fáceis de fazer o descarte ideal e, também, existem companhias que atuam na área exatamente com o objetivo de te ajudar nessa missão. 

Confira nossas dicas para você saber como agir da melhor forma e jogar fora corretamente o óleo de cozinha usado!

Usou o óleo para fazer frituras? Então filtre-o 

Ao usar o óleo para fazer frituras, espere ele esfriar e, então, filtre-o. Essa ação é ainda mais importante tratando-se de frituras que deixam restos de comida.

Armazene o óleo de cozinha usado em garrafas PET

Após filtrar o óleo de cozinha usado, deposite-o em uma garrafa PET. Isso faz com que seja reduzido os riscos de entupimentos em tubulações e, ao mesmo tempo, conserva-o para que possa ser feita a reciclagem de óleo de cozinha. 

Existem diversas ONGs e empresas que fazem a coleta seletiva e utilizam o óleo para a produção de tintas a óleo, biodiesel e demais produtos. Um exemplo de companhia que realiza esse serviço é a Preserve Ambiental

Basta acioná-la para que ela faça a coleta, recicle a coleta e ajude a preservar o meio ambiente.

Faça o descarte do óleo usado de forma correta 

Junte o máximo de óleo que conseguir e coloque-o na garrafa PET, conforme citamos anteriormente. Então, procure o ponto de coleta mais próximo da sua casa - ou acione uma companhia especializada, conforme citamos acima.

Se não for possível realizar nenhuma dessas ações, coloque a garrafa PET bem fechada junto do lixo que será coletado. Essa simples ação já minimiza os riscos de contaminação do solo e da água. 

Agora você já sabe como fazer o descarte de óleo usado de forma adequada! 

O óleo de cozinha usado, quando armazenado da forma correta, ainda pode ter uma longa vida útil. Lembre-se disso e tenha em mente que uma das ações mais simples e efetivas que você pode fazer para colaborar com a preservação do meio ambiente é estar atento ao descarte correto de óleo usado. 

Ademais, quando for a hora de acionar um serviço de coleta para garantir que o seu óleo esteja sendo corretamente destinado, entre em contato com a Preserve Ambiental

Assim, você terá a certeza de que está tomando a melhor decisão para o planeta, e, ao mesmo tempo, está estimulando a produção de bens de consumo (como tintas e biodiesel) que geram renda e ajudam a movimentar a economia.

Ou seja, fazer a sua parte para facilitar a reciclagem de óleo de cozinha é algo que traz apenas benefícios para todos os lados. O planeta agradece!

Referências:

https://blog.brkambiental.com.br/descarte-de-oleo/ 

https://www.ecycle.com.br/descarte-de-oleo-de-cozinha/

Ainda tem alguma dúvida?

Fale conosco e veja como você ou sua empresa podem ajudar a preservar o meio ambiente.