A cada litro de óleo reciclado cerca de 20 mil litros de água deixam de ser poluídos. Isso porque o óleo não se dissolve na água e, quando despejado nos cursos d’água, causa descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Quando jogado na terra, há contaminação e mais poluição.
Ao jogar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário, ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local, trazendo até mesmo pragas e doenças para a sua casa. Além dos entupimentos do encanamento e da caixa de gordura, haverá obstrução do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos. Jogar o óleo nos bueiros faz com que esse material poluente se misture diretamente com a água da chuva e chegue até os rios e lagos.
Os custos do tratamento de água contaminada por óleo nas estações de tratamento de esgoto também aumentam muito e mais produtos químicos são necessários.
Assim, o único destino certo para o óleo de cozinha usado, seja aquele usado em casa ou o gerado em restaurantes e indústrias é a reciclagem.
Se você quer conhecer mais sobre o trabalho da Preserve Ambiental, agende a coleta do seu óleo usado pelo nosso WhatsApp (41) 99994-4302 (em Curitiba e Região Metropolitana) ou encontre um ponto de coleta próximo de você na página Onde nos Encontrar.
Fale conosco e veja como você ou sua empresa podem ajudar a preservar o meio ambiente.